
Dicas de Poupança
6 Dicas rumo ao sucesso profissional
Atualizado: 14 de abr. de 2021
Mudar para melhor é sempre algo que se deve fazer. A atividade profissional não exceção! Ao longo deste artigo trazemos-lhe algumas Dicas a ter em conta se pretende atingir a sua plenitude profissional.

Não é preciso muito para chegarmos à conclusão que o topo exige muito mais do que trabalhar muito e bem. Também é verdade que o conceito de sucesso não é igual para todos. No entanto, quando se analisam as pessoas que chegam ao topo da sua carreira, há um conjunto de fatores que acabam por estar presentes.
1- Investir em conhecimento e aprendizagem
É um dos três pilares de qualquer sociedade moderna e nunca é demais. Investir no desenvolvimento profissional, está quase sempre ligado com o desenvolvimento de competências novas, adquiridas através da aprendizagem.
Quando se fala em educação, um dos termos que mais se ouve falar é aprendizagem ao longo da vida. Em sociedades altamente competitivas e em constante evolução, o conhecimento é um dos ativos mais importantes na escalada profissional.
Existem várias formas de o fazer, seja por via do ensino e de uma especialização académica, seja por via da aprendizagem de uma nova língua ou competência, seja por via da aprendizagem no próprio local de trabalho (on the job). Há livros, manuais e cursos gratuitos on-line, não perca este comboio.
2 - Ter sempre o Curriculum Vitae (CV) atualizado
Já dizia o ditado: "Homem prevenido vale por dois". Por isso, tenha sempre um preparado para quando surgir aquela oportunidade que não estava à espera. Além disso, caso não o tenha preparado, tem um bom alibi para não enviar não é?
Na hora de criar um CV há vários cuidados a ter:
Crie um CV online: hoje em dia, ter uma versão digital é imperativo e ter um website com o portefólio dos seus trabalhos ajuda bastante a diferenciar-se;
Atenção à estrutura: mais importante do que criar um CV com longas páginas, preocupe-se em apresentar detalhadamente as competências. Os recrutadores dão mais importância aquilo que realmente é capaz de fazer do que aquilo que diz que é;
Cuidado com o design: esta é uma questão algo polémica, porque há quem opte por fazer CV cheios de cores e todos embelezados. No entanto, atenção que existe um modelo europeu que é comumente aceite pelos recrutadores (CV Europass).
3 - Estabelecer objetivos
Saber para onde se quer ir, é um bom início para começar a ir no caminho certo. Quando o navegador define que quer ir para um determinado ponto, aquilo que é faz, é estabelecer uma rota. Faça isso: defina onde quer estar no final do ano, daqui a cinco anos e daqui a dez anos.
Invista um pouco de tempo a aprender a definir objetivos, para que na hora da verdade, eles não fiquem fechados na gaveta. Existem várias metodologias de o fazer, sugerimos que escolha uma e avance. Afinal, imperfeito e feito é melhor do que perfeito por fazer. A metodologia SMART é uma das mais conhecidas e das mais simples, basta começar.
4 - Redes, redes e redes
Agora a palavra do momento são as redes de contactos. Invista na sua e aproveite as oportunidades que podem estar nos seus amigos, familiares e conhecidos.
Mantenha o espírito aberto, porque muitas vezes as oportunidades surgem onde menos se espera.
Se for uma pessoa sociável e normalmente adere aos eventos da sua área profissional, aproveite então esse momento para estabelecer novos contactos.
5 - Cuidar da saúde física e mental
Já dizia o anúncio: se eu não gostar de mim, quem gostará? Vivemos numa altura em que nunca se falou tanto em vida saudável e que nunca se falou tanto de Personal Trainer.
Cuide da sua saúde física e mental que isso irá refletir-se na sua produtividade, na sua motivação e na sua autoestima.
Defina horários e não abuse, pois o corpo humano tem limites. Deixamos algumas dicas:
Pratique atividade física: não importa qual, desde que se mexa. O importante é ter alguns dias por semana de atividade física. Comece com 10 minutos a andar e vá aumentando. Segundo a associação americana, para não ser considerada uma pessoa sedentária é importante que atinja o mínimo de 150 minutos de atividade física por semana;
Alimente-se de forma saudável: alimente-se a horas, evitando ficar longas horas sem comer. Opte por alimentos saudáveis. Caso não tenha muito tempo para cozinhar, defina um dia da semana para preparar as refeições para os restantes dias;
Durma o suficiente: muito se fala nas famosas 7 a 9 horas de sono por dia. Vários estudos vêm dizer que não importa tanto o número de horas, mas antes que o sono seja reparador. Por isso, descanse no momento de descansar e deixe os problemas à porta;
Tenha hobbies: a vida não é só trabalho, por isso "cultive" uma atividade que goste e dedique algum tempo por semana a ela.
6 - Cuide do seu espaço de trabalho
Já antes da pandemia, muitas pessoas trabalhavam a partir de casa. Claro que o Covid-19 veio acelerar este processo e hoje, temos uma boa parte da população em teletrabalho. E é muito importante que esse espaço seja adequando para trabalhar, porque isso influencia muito a produtividade e a motivação.
Valorize o local onde trabalha. Ainda que não possua uma divisão da casa só para isso e dedicada a essa finalidade, há regras que devem ser cumpridas, por exemplo:
Determine um espaço para trabalhar onde consiga privacidade durante o horário de trabalho;
Arranje uma mesa ou secretária. Ou seja, não trabalhe no sofá ou na cama;
Mantenha tudo organizado e limpo. A desarrumação influencia o seu estado de espírito;
Certifique-se que escolhe uma cadeira confortável, a iluminação adequada e uma temperatura agradável.
Não fique à espera! "Arregace" as mangas e ponha o seu plano em ação. Com a ajuda destas dicas, trace os seus objetivos e trilhe o caminho que quer seguir. E não se esqueça que é preciso ser resiliente, pois o sucesso não se alcança sem muito esforço e dedicação! Desistir não é opção! No Dicas de Poupança temos sempre vagas para quem realmente se destaca e aspira chegar ao topo. Para tal, basta preencher o formulário ✍ com os seus dados e enviar-nos o seu CV (atualizado, claro)!