• Dicas de Poupança

9 Dicas de como escolher o melhor seguro de saúde

Atualizado: Abr 5

Normalmente só nos preocupamos com a saúde quando dói alguma coisa, e nesse momento pensamos em algumas coisas que deveríamos ter feito antes. Uma delas, é a escolha de um bom seguro de saúde. Cada vez mais os portugueses têm procurado por este produto, que tanta diferença faz nesse momento mais difícil e que se torna fundamental ter o devido apoio.

As principais vantagens de ter um seguro de saúde são incontornáveis, destacando-se o rápido acesso, em caso de urgência, a assistência médica numa rede privada; a independência da rede pública do Serviço Nacional de Saúde, que apesar dos excelentes profissionais, não consegue dar resposta; e o descanso de proteger-se a si e à sua família, são algumas das razões que justificam um bom seguro de saúde.


No entanto, na hora de escolher o melhor plano de saúde pode revelar-se ser um processo complicado e uma verdadeira dor de cabeça. Existem muitas opções no mercado, muitos mediadores e a escolha pode não ser fácil. Afinal o que é necessário comparar? Este artigo, vai ajudar a simplificar o processo, ao apresentar-lhe alguns cuidados a ter em conta.


1 - Como escolher o melhor seguro de saúde?

Quando decide contratar um seguro de saúde deve começar por informar-se e comparar diversas alternativas. Vão existir vários preços, e alguns francamente mais baixos, com diferentes coberturas. Opte por um seguro de saúde que englobe na mesma apólice Na escolha de um seguro de saúde deve certificar-se de que uma só apólice pode englobar os vários elementos do seu agregado familiar e quais os são os limites de idade de permanência. Na hora de escolher, optar por uma solução em que não há limite de permanência, podendo continuar a beneficiar de todas as vantagens do seguro, independentemente da idade, poderá ser uma excelente opção. Caso, não tenha essa necessidade ou queira uma solução com menos coberturas e menos capital, e mais barata, existem seguros mais atrativos para a sua escolha.


2 - Compare as diferentes coberturas

Cada tipo de plano de saúde pode oferecer diferentes tipos de coberturas. Desde planos mais avançados, com várias coberturas e consequentemente mais caros, a planos mais básicos e com menores coberturas. Aquele que escolher irá determinar os médicos e benefícios que irá obter.


Normalmente, os simuladores estão cheios de informação por isso poderá ser interessante comparar os planos através de um resumo dos benefícios. Confira também o diretório de fornecedores, que lista os médicos e as clínicas que participam da rede do plano.

3 - Verifique se o plano de saúde cobre o que realmente necessita

Ao analisar as diferentes opções, compare com os tratamentos que recebeu no passado. Apesar de não puder prever todas as despesas e o que poderá acontecer, terá acesso a uma tendência e um histórico, podendo ajudar a tomar uma decisão acertada.

Geralmente, a idade também é um excelente indicador, no entanto, em qualquer momento pode surgir algum problema de saúde. A idade que espera reformar-se também pode ser interessante na escolha do seguro.


Certifique-se sempre de que não está a pagar por coberturas das quais não necessita.


4 - Avalie as redes dos vários seguros de saúde

Aceder a um especialista que tenha um acordo com a rede escolhida, costuma sair mais em conta. Já consultar um especialista fora da rede, muito provavelmente irá envolver custos maiores, porque não irá beneficiar da taxa contratual.


Quando escolher o seguro, tenha isto em consideração, pois caso tenha um médico de preferência, deverá certificar-se se poderá beneficiar do plano nas suas consultas. Se ainda não tem um médico preferencial, é melhor selecionar uma rede de saúde mais ampla para que tenha maiores opções de escolha.


5 - Atenção aos períodos de carência

Tenha em atenção que os seguros de saúde e todas as demais coberturas associadas contam com um período de carência. Ou seja, um período em que não poderá beneficiar das vantagens associadas ao plano contratado, exceto em caso de acidente.


Ainda assim, pode beneficiar de desconto direto no acesso à rede, pelo facto de ter já o seguro ativo.


Por exemplo, em caso de gravidez, na maioria das seguradoras, terá de contar com um período de cerca de um ano.


6 - Compare os benefícios

Chegando a este ponto, é possível que já tenha reduzido em larga medida as opções. Para aprimorar ainda mais a sua escolha, compare os benefícios para ver se alguma das alternativas cobre um espectro mais amplo de serviços.


Por exemplo, alguns podem ter uma melhor cobertura para fisioterapia, tratamentos de fertilidade ou cuidados de saúde mental, enquanto outros podem ter melhor cobertura em caso de uma situação de emergência. Assim, será possível definir melhor o que mais se ajusta às suas necessidades e da sua família.


7 - Seguro de saúde para toda a família

Opte por fazer um único seguro para toda a família, porque isso vai apresentar várias vantagens. Por um lado, regra geral, é mais barato, com descontos que podem ir até aos 20%. Por outro lado, envolver menor burocracia ter apenas um único seguro para gerir e ter apenas uma despesa para pagar. E ainda, permite ter coberturas mais alargadas, ao estender-se ao estrangeiro. Pode ter suporte e apoio, no estrangeiro, em hospitais privados, em caso de necessidade.


8 - Assistência sem sair de casa

Muitas opções contam um com apoio ao domicílio e médico por telefone ou videochamada, em que através de um copagamento. Assim, poderá falar remotamente com o especialista ou beneficiar de médico ao domicilio e inclusive, receber a receita, tudo no conforto do seu lar.


9 - Dica final

Uma dica final: caso já tenha um seguro de saúde e esteja a mudar de plano e/ou seguradora, não se esqueça de descontinuar o plano anterior.


Alguns exemplos de questões na hora de escolher:

  • Quais os medicamentos cobertos por este plano para a minha condição?

  • Quais os serviços de maternidade incluídos?

  • Em caso de viagem ao exterior o que acontece se ficar doente?

  • Quais os documentos necessários para subscrever este plano?

Peça uma simulação gratuita e sem compromisso!

Após ler este artigo, já conhece as principais dicas para escolher o melhor seguro de saúde. E atenção, a melhor opção, não é necessariamente a melhor para todos. Essa escolha vai depender das suas necessidades e da sua família. Peça uma simulação gratuita do melhor seguro de saúde para a sua situação concreta! É rápido, fácil e gratuito, basta preencher este formulário ✍. Os nossos especialistas analisarão as suas necessidades e enviarão uma proposta sem qualquer compromisso. Recorrer a especialistas pode fazer toda a diferença no momento de pagar exatamente por aquilo que vai usufruir!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo