• Dicas de Poupança

Crédito habitação com 100% de financiamento?


Face à atual situação em Portugal, será que ainda é possível obter um financiamento a 100%?


A resposta curta é que sim é possível. No entanto, só é possível caso se trate de um imóvel de banco e, está sujeito a um conjunto grande de limitações.


Não sendo um imóvel de banco, apesar de ser possível beneficiar de um valor elevado de financiamento, o valor máximo possível é, atualmente, o menor valor entre 90% do valor de escritura e 90% do valor de avaliação. Não sendo possível obter melhores condições do que as indicadas, por recomendação do Banco de Portugal.


Estas restrições surgem no sentido de proteger as instituições financeiras face ao risco de incumprimento por parte dos clientes. Quanto maior o valor do empréstimo, maiores serão os riscos em que incorrem as instituições financeiras. Desta forma e como proteção, é exigida uma entrada inicial, diminuindo o risco associado ao crédito. Isto torna os bancos mais criteriosos na realização deste tipo de operações, e indo de encontro às recomendações do Banco de Portugal.


A possibilidade de obter financiamento a 100%, surge na sequência das instituições bancárias terem muitos imóveis em sua pose (resultado de incumprimentos por parte de clientes) e terem de se libertar deles. Por este motivo, acabam por disponibilizar opções com 100% de financiamento, como forma de escoar esses imóveis.


Adicionalmente a estas condições, muitas vezes os bancos concedem outras condições especiais, que podem passar por, benefícios na taxa de juro, isenção do pagamento de comissões iniciais, isenção do pagamento da avaliação, e/ou oferta da escritura. Isto dependerá da apetência que o banco tem para vender esses imóveis.


Neste momento, a procurar por este tipo de imóveis tem sido de tal ordem grande, que começa a existir pouca oferta no mercado, passível de obter tais condições.

8 visualizações0 comentário