• Dicas de Poupança

Dia de Santo Anselmo


No dia 21 de abril, celebra-se o Dia de Santo Anselmo.


Anselmo de Cantuária ou Anselmo de Aosta foi um monge beneditino, filósofo e Doutor da Igreja que nasceu a 1033 em Aosta, Borgonha, e faleceu a 21 de abril de 1109, em Cantuária, na Inglaterra.


Tendo perdido a mãe, e devido ao mau relacionamento com o seu pai, um conde que o queria instalar na nobreza contra o seu desejo, Anselmo fugiu de casa e acabou por chegar a um mosteiro da Normandia, onde se entregou aos estudos religiosos sob a tutela do monge Lanfranco.


Formou-se como abade e professor e tomou o lugar do seu mestre e amigo que se tornou arcebispo da Cantuária, começando então uma intensa reforma monástica. Quando Lanfranco faleceu, Anselmo foi chamado para o seu lugar, tornando-se arcebispo de Cantuária, entre 1093 e 1109.


Santo Anselmo exerceu uma grande influência sobre a teologia ocidental, sendo designado de fundador do escolasticismo e de pai da ciência teológica no Ocidente, apresentando uma enorme obra escrita, acabando até por ser perseguido e exilado por dois reis de Inglaterra: Guilherme II e Henrique I.


Santo Anselmo propôs a prova da existência de Deus pela razão. Foi ele o criador do argumento ontológico para a existência de Deus e da visão da satisfação sobre a teoria da expiação. O santo defendia que a razão humana tinha capacidade para investigar os mistérios divinos, propondo que se temos a ideia de um ser perfeito, a perfeição absoluta tem de existir, assim como o ser perfeito, sendo que a essência da redenção se encontra na união do indivíduo com Cristo na Eucaristia.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo