• Dicas de Poupança

Dia de São Hermenegildo


No dia 13 de abril, celebra-se o Dia de São Hermenegildo. Nasceu por volta de 564 e faleceu a 13 de abril de 585 em Terragona. E foi um príncipe visigodo que acabou martirizado por ordem do próprio pai.


Tendo como seu pai o rei Leovigildo, Hermenegildo e o seu irmão Recaredo, receberam uma educação ariana.

Veio a casar-se com uma princesa católica, Ingonda, que era sobrinha da segunda mulher de Leovigildo, que a todo o custo a tentou converter ao arianismo.


As tensões familiares levaram ao exílio de Hermenegildo em Sevilha, onde se converteu ao cristianismo e teceu um plano para se insurgir contra o seu pai. Hermenegildo foi derrotado ao fim de anos e foi preso pelo pai, na esperança que a prisão mudasse as ideias do filho.


Este não recuou, mesmo perante a ameaça do pai de tirar o seu título, que defendia que nada lhe custava renunciar à coroa terrestre, pois já tinha garantida a coroa celeste.


Num sábado santo, antes de Páscoa, Hermenegildo pediu para ser confessado e para receber a comunhão na prisão por um padre católico, mas o pai enviou-lhe em vez um bispo ariano. Hermenegildo recusou-se e o rei ordenou então que decepassem a cabeça de Hermenegildo com um machado. Nessa noite ouviram-se músicas celestes e viram-se luzes nos céus, segundo relatos de São Gregório.


O grande milagre de São Hermenegildo consistiu, contudo, na conversão privada do seu pai ao cristianismo, que ainda apontou o filho Recaredo à sua sucessão. Recaredo, irmão de Hermenegildo, viria a governar com prudência, tendo também se convertido ao cristianismo e abandonando a heresia ariana.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo