• Dicas de Poupança

Dia Internacional do Café


No dia 14 de abril, celebra-se o Dia Internacional do Café.


Apesar da celebração mundial ser nesta data, a origem é algo desconhecida. Diversos países festejam em datas diferentes, no entanto é a14 de abril que se convencionou a celebração mundial.


Desde 2015 que a Organização Internacional do Café e os seus 74 Estados membros e 26 associações cafeteiras decidiram celebrar o primeiro Dia Internacional do Café oficial.


A origem do café remonta a 1475, quando surgiu em Constantinopla a primeira loja de café.

Por volta de 1570, o café foi introduzido em Veneza, Itália, mas a bebida, considerada maometana, era proibida aos cristãos e somente foi liberalizada após o papa Clemente VIII provar o café.


Existem várias designações para café. Por exemplo, se estivermos em Lisboa, o termo tradicional para o expresso é bica. Já no Porto deve pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, a popular marca de máquinas de café.


O consumo do café apresenta alguns benefícios, quando consumido moderadamente. Tem uma ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.


No entanto, quando consumido em excesso, o café pode, causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónias, dores de cabeça, náuseas e problemas gastrointestinais, devido à sua acidez.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo