• Dicas de Poupança

Dia Mundial da Consciencialiazação do Autismo


Desde 2007, que no dia 2 de abril se comemora o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.


A celebração da data tem como principais objetivos: desmistificar o conceito, informar a população e quebrar os preconceitos existentes quanto ao tema. Neste sentido, são promovidas diversas atividades a nível nacional e mundial.


O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida. Normalmente, manifestasse na infância, entre 1 ano e meio e os 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto.


Em Portugal destaca-se a ação da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, cuja missão é defender os direitos das pessoas com autismo. Já ao nível de apoio, várias câmaras municipais de Portugal celebram este dia de consciencialização iluminando os seus monumentos de azul, algo que é repetido pelo mundo inteiro.


A cor simbólica destas iniciativas é o azul, e é distribuem-se pulseiras e laços ou veste-se uma peça de roupa desta cor.


Outras iniciativas que têm lugar em alguns pontos do mundo, são angariações de fundos para instituições que apoiam esta causa e sessões informativas de esclarecimento para professores, educadores, cuidadores de saúde e pais.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Verão