• Dicas de Poupança

Dia Mundial da Voz


No dia 16 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Voz.


A celebração desta data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados a ter para a preservar.


Neste dia, várias instituições, entre as quais, centros hospitalares e associações, promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo eventuais problemas na voz, através do diagnóstico precoce.


A celebração aconteceu pela pela primeira vez em 2003 em tem alerta-nos para alguns cuidados a ter, nomeadamente, fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas, beber bastante água e praticar exercício físico, não gritar em excesso nem em tom agudo, falar pausadamente, não fumar, não abusar de bebidas gasosas e dormir bem! Existem alguns sinais de alerta que deverá ter em conta, como: alterações na voz, tosse frequente e persistente, alterações no timbre da voz e pigarreia ou rouquidão com frequência.


O importante é ter cuidado com a sua voz e ficar atento a possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem não ser nada de especial, mas também podem ser sintoma de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo