• Dicas de Poupança

Dia Mundial do Animal de Laboratório


No dia 24 de abril celebra-se o Dia Mundial do Animal de Laboratório.


Esta data, tem por objetivo dar voz e vida aos animais que são utilizados em testes de laboratório por todo o mundo. Vítimas de vários tipos de tortura para fins comerciais, industriais, científicos e académicos.


A data foi criada em 1979 pela Sociedade Nacional Anti-Vivissecção (National Anti-Vivisection Society, NAVS), tendo sido escolhido o dia 24 em honra do antigo presidente da sociedade, Hugh Dowding, nascido neste dia.


Como forma de celebração, são organizadas reuniões de associações pela defesa animal, com manifestações contra a utilização de animais em experiências e com a divulgação de listas de marcas que utilizam e que não utilizam animais em experiências e de outros dados relevantes sobre a matéria. As iniciativas têm todas o mesmo fim: acabar com a experimentação animal.


Em Portugal estima-se que sejam usados 35.000 animais por ano em laboratório, não existindo comités de ética para regular o excesso de experiências, nem fiscalização nos laboratórios por falta de funcionários, continuando as universidades a usar animais nas aulas de fisiologia animal.


Assinala-se ainda que 92% dos testes com animais (fase 1) falham nos ensaios clínicos com humanos (fase 2).

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo