• Dicas de Poupança

Dia Mundial do Jazz


No dia 30 de abril, celebra-se o Dia Internacional do Jazz.


Data criada pela UNESCO e celebrada pela primeira vez em 2012 ao ser anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock.


A celebração tem visa recordar a importância deste género musical e do seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.


Como forma de promoção do dia, têm lugar vários concertos de jazz, promovidos por escolas, grupos e músicos, com o intuito de apresentar à população este género musical. O jazz é um estilo musical que apela à criatividade e à improvisação.


Quanto à sua origem, o jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Acredita-se que a palavra jazz advém da gíria norte-americana.


Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes do jazz.


Em Portugal, o jazz não tem grande expressão, apesar de existirem alguns nomes importantes associados ao tema, entre eles: Carlos Barreto, Carlos Bica, Joana Rios, Luísa Sobral, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Rão Kyao, André Matos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo