• Dicas de Poupança

Dia Nacional da Artrite Reumatoide


No dia 5 de abril celebra-se o Dia Nacional da Artrite Reumatoide e a institucionalização da data teve em consideração a necessidade de sensibilizar os cidadãos portugueses para os problemas de ordem pessoal, familiar e profissional que, diariamente, afligem quantos sofrem deste reumatismo desta doença.


Para assinalar a data, a Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide (ANDAR) promove, um momento em que doentes, reumatologistas, políticos e responsáveis pela saúde pública em Portugal se juntam para refletir sobre o panorama desta doença.

Ainda, em discussão constam temas como a osteoporose associada à artrite reumatoide, gestão, diagnóstico e evolução da doença, intervenção da terapeuta ocupacional e orientação da fisiatria.

A artrite reumatoide é uma doença reumática inflamatória crónica de etiologia desconhecida.

Ocorre em todas as idades e apresenta, como manifestação predominante, o envolvimento repetido e habitualmente crónico das estruturas articulares e periarticulares. Pode, contudo, afetar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo e originar as mais variadas manifestações sistémicas.

Quando não tratada precoce e corretamente, a artrite reumatoide acarreta, em geral, graves consequências para os doentes, traduzidas em incapacidade funcional e para o trabalho.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo