• Dicas de Poupança

Sexta-Feira Santa


A Sexta-Feira Santa é a data em que os cristãos relembram o julgamento, crucificação, morte e enterro de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos. E é um feriado religioso que se celebra na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa.

É um feriado móvel que se celebra entre 22 de março e 25 de abril e serve de referência para outras datas, sendo a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de Primavera no hemisfério norte, ou o equinócio de Outono, no hemisfério sul, celebrado a 21 de março.

Na Igreja Católica, este dia faz parte do Tríduo Pascal (composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, o período mais importante do ano litúrgico). A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo e é o único dia em que não se celebra a Eucaristia.


Entre as principais tradições dos católicos praticantes está a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz.


Outra tradição consiste em fazer-se um minuto de silêncio, pelas 15 horas em honra da crucificação de Cristo. Algumas fábricas soam um alarme para sinalizar o momento da morte de Jesus Cristo.


Na noite de Sexta-Feira Santa, a Igreja realiza a Via Sacra, uma oração que tem como objetivo levar os cristãos a meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo